Caravana Egito-Israel – 2018


Curso Itinerante: “A História da Salvação – Do Egito à Terra de Israel”. Em outubro de 2018. Venha participar do curso itinerante em todo solo da Terra Santa, onde lecionaremos nos locais sagrados os textos bíblicos com foco histórico, arqueológico e teológico bíblico.

EIS O ROTEIRO MARAVILHOSO DA NOSSA JORNADA:

1º dia – SAB 13/10 – SÃO PAULO: Reunião do grupo em São Paulo, aeroporto de Guarulhos, no final do dia, para embarque em voo noturno para o Cairo. Pernoite a bordo.

2º dia – DOM 14/10 – SÃO PAULO – CAIRO: Chegada de madrugada ao aeroporto do Cairo, recepção e traslado ao hotel para descanso.

3º dia – SEG 15/10 – CAIRO: Café da manhã no hotel e saída para visitarmos as famosas Pirâmides de Queóps – uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que ainda resistem ao tempo – Quéfren e Miquerinos (possibilidade, opcionalmente, de foto ou caminhada em dorso de camelo), e a famosa Esfinge de Gizé. Depois, visitaremos Mênfis e Sakkara, com importantes tumbas e a famosa Pirâmide Escalonada, primeira edificação em pedra maciça conhecida da história. Após, continuação ao Museu do Cairo, onde conheceremos as relíquias arqueológicas do Antigo Egito, um legado deixado pelos Faraós desde a Primeira Dinastia, há mais de 4 mil anos atrás, até as recentes descobertas arqueológicas no túmulo do faraó Tutancâmon. Para quem desejar possibilidade de um passeio opcional na famosa Sala das Múmias, onde é possível ver o corpo do faraó Ramsés II, governante do Egito na época do Êxodo. Depois visita à Igreja Copta Zabbaleen no Mosteiro de São Simão. À noite, jantar show opcional num barco que navega pelo Rio Nilo, com apresentação de músicas e danças árabes típicas. Para quem preferir, jantar no hotel e descanso.

4º dia  TER 16/10  CAIRO  CANAL DE SUEZ – MARA  DESERTO DO SINAI  TABA: Café da manhã e saída bem cedo em direção ao Canal de Suez, moderno canal navegável que liga o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. Parada em Mara, local onde o povo de Israel acampou logo após a travessia do Mar Vermelho, onde teremos momento para leitura da Bíblia e oração. Almoço no caminho a Sharm-El-Sheik. Após, continuação da viagem pelo Deserto do Sinai seguindo a rota do êxodo do povo de Israel, até Taba. Chegada ao hotel, jantar e descanso.

 5º dia – QUA 17/10 – MONTE SINAI – MAR VERMELHO: De manhã cedo saída em direção ao Monte Sinai tradicional, para visitação ao Monastério de Santa Catarina, aos pés do Monte Sinai. Subida opcional ao Monte (partida pela madrugada). Retorno ao hotel passando por Nuweiba. Retorno ao hotel, almoço e restante do dia livre para aproveitar o Mar Vermelho e descanso. Há opção de Safari no deserto ou passeio de barco no Mar Vermelho durante o dia todo (custo a parte). Jantar e pernoite.

6º dia – QUI 18/10 – TIMNA/TABERNÁCULO  MASSADA – MAR MORTO: Café da manhã, check-out e saída bem cedo em direção à fronteira com Israel. Após os trâmites em ambas as fronteiras, chegada à cidade de Eilat para visita ao observatório oceanográfico no Mar Vermelho. Continuação à região do Mar Morto, ponto mais baixo do planeta pelo Vale do Aravá, visitando no caminho o Parque Timna, onde se encontra uma réplica do tabernáculo em tamanho natural. Continuação para a Fortaleza de Massada, com as ruínas do palácio de Herodes, construído no alto de um penhasco. Conheceremos a história e o local da heroica resistência de um grupo de 960 judeus, incluindo mulheres e crianças, contra o poderoso exército romano no ano de 73 EC. Após, chegada ao hotel no Mar Morto, com restante do tempo livre para banho nas famosas águas salgadas onde ninguém afunda, experiência única no mundo. Jantar e pernoite no hotel no Mar Morto.

7º dia – SEX 19/10 – EIN GEDI – QUMRAN – JERICÓ – BEIT SHEAN – EIN HARODE – TIBERÍADES: Café da manhã, check-out e saída para visitar Ein Gedi, oásis no deserto da Judeia onde Davi se escondeu fugindo da fúria de Saul. Depois, continuação até o sítio arqueológico de Qumram, onde viviam os Essênios e com quem viveu João Batista, e onde foram encontrados os Pergaminhos do Mar Morto, cópias mais antigas de que se tem notícia de todos os livros das Escrituras Hebraicas. Conheceremos também uma fábrica de cosméticos feitos exclusivamente com minerais retirados do Mar Morto e famosa em todo o mundo. Prosseguimento da viagem até Jericó, atualmente dentro do território da Autoridade Palestina, onde visitaremos a fonte do profeta Eliseu, as ruínas das muralhas da época de Josué, a figueira brava de Zaqueu, e o Monte da Tentação para onde Jesus foi levado durante sua provação. Continuação para a região da Samaria até Siquém, atual Nablus, para conhecer o Monte Gerizim e Monte Ebal, e o Poço de Jacó, localizado no monastério ortodoxo oriental de Bir Ya’qub. Continuação em direção à região da Galileia até Beit Shean. Visita às escavações arqueológicas desta cidade que foi reconstruída pelos Romanos no ano de 64 AEC para se tornar a capital da Decápolis. Chegada ao hotel em Tiberíades, jantar e descanso.

8º dia  SAB 20/10 – MAR DA GALILEIA  BEATITUDES – TABGHA – CAFARNAUM  NAZARÉ: Café da manhã e saída para iniciarmos o dia com um passeio de barco no Mar da Galileia, em direção ao norte o lago na região dos pescadores, até o porto de Ginosar. Subida ao Monte das Bem Aventuranças, palco do sermão mais famoso de Jesus, o Sermão da Montanha (Mt 5). Continuação até Tabgha, local da 1ª multiplicação dos pães e peixes (Jo 6:1-15), e visita a Cafarnaum próximo a Corazin e Betsaida, onde Jesus viveu e estabeleceu seu ministério, realizando grande parte dos seus milagres (Mt 4:13). Visitaremos as ruínas da casa da sogra de Pedro e as ruínas de uma antiga sinagoga, local onde tantas vezes Jesus ensinou (Lc 4:37). Almoço com o famoso “Peixe de Pedro” pescado no Mar da Galileia. À tarde saída para uma visita à aldeia bíblica de Nazaré onde teremos a experiência de conhecer como era a Nazaré na época de Jesus, na volta à Tiberíades visita a Caná da Galileia, lugar do primeiro milagre de Jesus (João 2.1-12). Regresso a Tiberíades. Jantar e alojamento no hotel.

9º dia – DOM 21/10 – TIBERÍADES – TEL DAN – CESAREIA DE FILIPE (BÂNIAS) – COLINAS DE GOLAN – YARDENIT: Café da manhã e saída em direção ao sítio arqueológico de Tel Dan, cidade da época do Rei Salomão onde ainda se encontra alguns arcos dos tempos bíblicos e também o famoso “Portão de Abraão” datado do ano 1.750 AEC, da época dos Cananeus. Depois seguiremos para Cesareia de Felipe (Bânias), na nascente do Rio Jordão onde visitaremos as ruínas desta cidade antiga e onde Jesus fez a afirmação a Simão Pedro – “Sobre esta rocha edificarei a minha Igreja” (Mateus 16.18). Depois subiremos as Colinas de Golã onde visitaremos o Monte Ben Tal, e desde este ponto poderemos ver algumas aldeias do lado Sírio entre elas a cidade de Kuneitra. Depois continuação à Vinícola Golan Heights Winery, onde almoçaremos. A tarde continuação ao Yardenit, local de batismo no Rio Jordão. Neste local teremos batismo nas “mesmas” águas onde Jesus foi batizado. Retorno ao hotel, jantar e descanso.

10º dia  SEG 22/10 – TEL MEGUIDO  MONTE CARMELO – CESAREIA – JOPE – JERUSALÉM: Café da manhã, check out no hotel e saída em direção a fonte de Gideão onde foi feita a prova do exército de Gideão (Juízes 7:1-8), aos pés do Monte Gilboa onde Saul enfrentou os Filisteus e ali morreu. Depois, continuação ao Vale do Armagedon (Ap 16:16), para visitar Tel Meguido, antiga fortaleza do rei Salomão, onde num futuro próximo acontecerá a terrível batalha do Armagedon. Prosseguimento em direção ao Monte Carmelo, local onde o profeta Elias conseguiu invocar a presença de Deus e vencer a disputa com os profetas de Baal (1 Rs 1:19) e de onde teremos uma belíssima vista panorâmica do Vale do Armagedon. Continuamos a viagem até as ruínas de Cesareia Marítima, onde Paulo ficou Preso. Cidade construída pelo rei Herodes e que funcionou como capital da província da Judeia na época de Jesus. Lá morava o governador Pôncio Pilatos. Ali houve a conversão do centurião Cornélio (At 10). Visitaremos as ruínas do Teatro Romano, do Hipódromo e do Aqueduto. Prosseguimento da viagem pela Via Máris, atravessando o Vale de Sharon, em direção a Jerusalém, onde chegaremos ao final da tarde e faremos uma entrada triunfal no Monte Scopus, onde teremos uma vista panorâmica de toda a cidade de Jerusalém, a mesma visão que Jesus teve tantas vezes. Ali oraremos pela paz de Jerusalém. Chegada ao hotel, jantar e descanso.

11º dia – TER 23/10 – JERUSALÉM – BELÉM: Café da manhã e saída bem cedo em direção ao topo do Monte das Oliveiras, de onde temos a mais tradicional vista da cidade velha de Jerusalém e da esplanada do templo. Daqui Jesus ascendeu aos céus e onde Ele retornará em glória. Descida a pé em direção ao Getsêmani e o Jardim das Oliveiras, onde Jesus chorou e foi preso pelos romanos. Continuação em direção às ruinas da casa de Caifás, sob a igreja São Pedro em Gallicantu no Monte Sião. Depois visitaremos o túmulo do Rei David e o Cenáculo, local da última ceia de Jesus com seus discípulos e do Pentecostes. Entraremos na cidade velha pela Porta de Sião, visitando o quarteirão judeu onde veremos o Cardo Romano, as Muralhas de Neemias, a Menorah Dourada e o Kotel, conhecido como Muro das Lamentações. Prosseguimento da viagem em direção a Belém, atualmente dentro do território da Autoridade Palestina, onde almoçamos e visitamos o Campo dos Pastores, onde o anjo do Senhor anunciou aos pastores o nascimento do Salvador, e continuamos em direção à Igreja da Natividade, igreja cristã mais antiga do mundo, que foi construída sobre a gruta onde Maria deu a luz a Jesus. Retorno ao hotel, jantar e descanso. À noite, possibilidade de passeio opcional por Jerusalém a pé com o guia.

12º dia – QUA 24/10 – JERUSALÉM: Café da manhã e saída em direção ao Ofel-Eira de Araúna, o local da cidadela de Davi onde conheceremos o túnel de Ezequias, escavado na rocha e que liga a fonte de Gion ao tanque de Siloé numa distância de 533 metros (II Cr 32:30). Graças a esta extraordinária obra de engenharia os habitantes de Jerusalém puderam ser abastecidos de água e resistir ao cerco do rei assírio Senaqueribe. Depois visita ao Parque Davidson onde conheceremos as escavações arqueológicas do Templo da época de Jesus. Depois, visita ao Túnel do Muro das Lamentações. Depois conheceremos a Esplanada do Templo, onde um dia se ergueu o Templo de Jerusalém (se a polícia de Israel permitir). Finalizaremos nosso dia visitando o Instituto do Templo, onde está sendo feito os preparativos para reconstrução do Terceiro Templo de Jerusalém. Retorno ao hotel, jantar e descanso.

13º dia – QUI 25/10 – JERUSALÉM: Café da manhã e saída para conhecer a cidade nova, com a Menorah em frente ao Knesset, o Parlamento Israelense, até o Museu de Israel, onde conheceremos a famosa maquete de Jerusalém na época de Jesus e visitaremos o Santuário do Livro, local onde estão guardados os originais dos Pergaminhos do Mar Morto encontrados em Qumran. Tarde livre para compras na cidade velha de Jerusalém. Depois retorno ao hotel, jantar e descanso. Após jantar, encontro na sala de eventos do hotel para entrega de certificados de peregrinação à Terra Santa, assinados pelo Ministro de Turismo de Israel e o prefeito de Jerusalém.

14º dia – SEX 26/10 – JERUSALÉM: Café da manhã, checkout no hotel e saída para a Porta dos Leões, onde conheceremos o Tanque de Betesda (Jo 5.2), próximo ao local da Fortaleza Antônia, onde Jesus foi julgado e condenado. Continuação pela Via Dolorosa até a Porta de Damasco, que é a única original da época de Jesus, até o Jardim do Túmulo, do lado de fora das muralhas da Cidade Velha, onde visitaremos o Gólgota – famosa colina em forma de caveira onde eram crucificados os criminosos no tempo de Jesus – e o túmulo que pertencia ao aristocrata José de Arimateia e que foi cedido a Jesus quando da sua crucificação. Tempo para reflexões e celebração da ceia memorial. Depois continuação até o Yad VaShem, o Museu do Holocausto, onde conheceremos a terrível história do holocausto judeu na Europa durante a segunda guerra mundial. Após, visita a Ein Karem nas colinas da Judeia, onde nasceu João Batista. Continuação passando pela antiga Aldeia de Emaús, onde Jesus apareceu ressuscitado a dois discípulos. Depois continuação para Jaffa, antiga Jope, local onde Jonas tomou um navio em direção à Társis (Jn 1:3) e local da casa de Simão, o Curtidor, passando rapidamente pela cidade moderna de Tel Aviv. Passeio a pé pelo centro histórico de Jope, visita às escavações de um forte egípcio da época do faraó Ramsés II. No final da tarde translado ao aeroporto Ben Gurion para embarque para ao Brasil.

15º dia – SAB 27/10 – SÃO PAULO: Chegada ao aeroporto de Guarulhos. Procedimento de alfândega em São Paulo. Fim dos nossos serviços. Sujeito a alterações sem prévio aviso.

O valor inclui: 

  • Passagem aérea em classe econômica (São Paulo/Cairo – Telaviv/São Paulo).
  • Inscrição no Curso e 15 dias de viagem conforme Roteiro.
  • Sistema de meia-pensão (café da manhã e jantar nos hotéis).
  • Hospedagem em excelentes hotéis categoria turística.
  • Traslados de chegada e saída em Egito e Israel.
  • Tour em ônibus luxo com ar condicionado.
  • Guias especializados em Egito e Israel falando português.
  • Guia acompanhante da Siontur desde o Brasil durante toda a viagem.
  • Todas as entradas nos locais visitados conforme o roteiro.
  • Diploma de Peregrino do Ministério do Turismo de Israel
  • Vistos / Seguro Viagem Básico / Maleteiros nos hotéis.
  • Kit de viagem Siontur (Mochila, porta-documento, boné).
  • 02 almoços no Egito: 01 no Hotel e 01 em Restaurante local.
  • Material didático e Certificado de Participação no Curso.

O valor não inclui:  

  • Gorjetas.
  • Almoços (15 dólares por pessoa em média).
  • Água Mineral (1,5 dólar por garrafa 500ml).
  • Bata Batismal no Yardenit (10 dólares).
  • Bebidas durante as refeições, extras nos hotéis, telefonemas e gastos de natureza pessoal.
  • Passeio opcional Sala das Múmias (Museu do Cairo) – U$ 20 por pessoa.
  • Jantar opcional folclórico no barco flutuante pelo Nilo: Scarabih U$ 40 por pessoa / Nile Cristal U$ 50 por pessoa.
  • Quaisquer despesas que não estejam expressamente mencionados como incluídos no roteiro.
  •   

Hotéis Previstos 3 estrelas: 

  • Cairo 02 noites: Barcelo Pyramids ou similar
  • Taba 02 noites: Sol Taba ou similar
  • Mar Morto 01 noite: Oasis ou similar
  • Tiberíades 03 noites: Prima Galil ou similar
  • Jerusalém 04 noites: Caeser ou similar

Para pedir sua inscrição preencha a ficha abaixo (depois clique no botão “Enviar solicitação”):


 

Enviar solicitação

 


Ou fale com nosso consultor de viagens:

 


Conheçam o Judaísmo Nazareno

A ramificação do judaísmo que resgata as raízes da fé, ensinos e vivência dos primeiros seguidores judaicos de Yeshua (Jesus), conhecidos na época como “ramo dos netsarim” (cf. At 24.5), os quais defendiam o indestrutível vínculo da Torá com Jesus Messias.

Acesse o site: http://www.judaismonazareno.org/


VII CONGRESSO DA ABIB

Pentateuco – da formação à recepção

prancheta

 

 

Slide8

O Prof. Vítor Abreu neste congresso apresentou a comunicação sobre “O âmago da Aliança no cerne do Decálogo Deuteronômico”. Segue abaixo o link desta apresentação:

Clique aqui: O âmago da Aliança no cerne do decálogo deuteronômico

 


O VII Congresso ABIB ocorreu na UMESP – Universidade Metodista de São Paulo (Campus Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP), nos dias 29/08 a 01/09/2016.

14212818_1150609098295516_8933363819238576455_n